BMW S 1000 XR

BMW S 1000 XR: Uma mota touring ou desportiva? Ambas!

A BMW S 1000 XR é a resposta da marca alemã para quem passa o dia a conduzir na estrada, num ambiente mais urbano. É que a S1000XR é tudo aquilo que um condutor deseja na condução urbana: é mais leve (menos 10 quilos do que a versão anterior!), mais ágil e muito mais fácil de manobrar e conduzir! Tudo isto, numa  ergonomia de excelência, que possibilita uma posição de condução mais direita e relaxada.

Mas o que queremos agora é falar-lhe do novo painel TFT de seis polegadas e meia, que tem sido um dos elementos mais elogiados na BMW S1000XR 2021. Graças ao BMW Motorrad Connectivity, poderá ligar a moto ao seu telemóvel e também ao capacete através de Bluetooth. Deste modo, poderá escutar as suas músicas favoritas enquanto conduz – e o mesmo com as instruções do GPS. 

Também de destacar é o espaço para armazenar os cartões de portagem, assim como um espaço de arrumação com cerca de dois litros de capacidade, que poderá encontrar debaixo do banco do passageiro, ideal para arrumar o seu equipamento para moto e outros itens.

O que tem a BMW S1000XR 2021 de tão especial?

Sabemos que quando o assunto são motas, o motor é um dos aspectos mais importantes e que mais suscita curiosidade. Ora, o motor da BMW S 1000 XR é proveniente da desportiva S1000RR da BMW Motorrad. Contudo, foi adaptado ao conceito touring de modo a atingir, na XR, os 165cv às 11000 rpm com um binário máximo de 114 newtons metro, que podem chegar às 9250 rpm. Impressionante, não lhe parece? 

E uma vez que o consumo se mantém nos cerca de 6,5 litros aos 100, é-lhe assegurada uma autonomia razoável, superior a 300km, graças ao seu depósito de 20 litros.

Verá também que as suspensões ESA semi-activas se ajustam facilmente, de forma automática, ao peso do condutor e de um eventual passageiro. Fica também claro que a protecção aerodinâmica da S1000XR foi muito bem trabalhada para que em andamento não se note (nem sinta) o impacto do vento e de outras condições meteorológicas. Verá que ao conduzir a S1000XR 2021, as oscilações e vibrações do vento são quase inexistentes.

Aliás, o próprio escalonamento da caixa de velocidades foi desenhado a pensar numa utilização mais relaxada e divertida. Temos a certeza de  que vai gostar de usar o quick shift e divertir-se com a troca de velocidade!

Ficha Técnica

MOTOR

Cilindrada: 999 cm³

Potência máxima: 121kW às 11 000 rpm

Binário máximo: 114 Nm às 9250 rpm

Tipo: Motor a quatro tempos e quatro cilindros em linha, refrigeração líquida/óleo, quatro válvulas por cilindro

CONSUMO


Velocidade máxima:
 Superior a 200 km/h

Consumo por cada 100 km: 6.2 l/100km

Combustível: Gasolina

Emissões de CO2: 144 g/km

DIMENSÕES


Comprimento:
 2333 mm

Altura (sem espelhos): 1411 mm

Peso a seco: 205 kg

Capacidade do depósito: aprox. 20 l

Segurança e iluminação da BMW S 1000 XR

Mas como sabemos, problemas acontecem! Por isso, na BMW S 1000 XR tem acesso ao botão de ajuda, que pode usar em caso de emergência. Falamos do ECALL, que pode ser usado para realizar uma chamada de emergência inteligente, permitindo-lhe contactar o centro de atendimento da BMW Motorrad, sempre que precisar. Se nunca o viu/usou, saiba que este sistema está instalado de forma fixa no guiador da mota. Além de eventuais dúvidas, este serviço garante que é possível que os serviços de emergência cheguem ao local, sempre que necessário, da forma mais rápida possível. Sem dúvida que é mais um daqueles “pequenos” detalhes que fazem toda a diferença e explicam a preferência de tantos condutores pela marca BMW.

Quanto à iluminação, destacamos a iluminação nocturna, graças aos novos faróis da S1000XR 2021. Da nossa parte, não fará sentido fazer qualquer tipo de alteração ou upgrade. Também os novos faróis de LED de luzes adaptativas da parte de dianteira são bastante eficientes e o vidro ajusta-se bem, mesmo em andamento – apenas precisa de acionar a alavanca. 

E, a cereja no topo do bolo, é ver tudo isto integrado num design arriscado e de linhas marcantes. Uma força que é também notória nas cores disponíveis. Será que prefere a sua BMW S 1000 XR em vermelho “racing e branco “aluminium” metalizado mate ou optará antes pela versão em cinzento “ice”?

Touring ou desportiva? Ou ambas?

A S1000XR é considerada uma mota touring desportiva, sendo que o lado desportivo da versão da BMW S1000XR 2021 revela toda a sua força no modo Dynamic PRO, que lhe permitirá ajustar vários parâmetros de motor.

Da potência à capacidade de travagem (proporcionada pelas pinças de travão da Brembo) sem esquecer a manobrabilidade, muitos são os elogios que têm sido feitos ao modo desportivo da BMW S 1000 XR. Contudo, nada melhor do que agendar o seu test drive e vir experimentar! Verá como o uso da configuração de suspensão em Dynamic pode fazer toda a diferença!

Características e design

Para começar, saiba que permite uma combustão eficaz e que no sistema de ventilação secundário, as normas Euro 5 são cumpridas na totalidade.

E falando em combustão, a moto BMW G310R é a gasolina e apresenta uma autonomia de 330 W e 12 V / 8 Ah de bateria.

Outro aspeto a destacar é o design da BMW G 310R! De linhas minimalistas, a G 310 R é uma mota de cidade que não deixa ninguém indiferente. Apesar de leve e ágil, como aliás se quer numa mota de cidade; ao mesmo tempo, enche as medidas dos amantes do estilo racing. A verdade, é que de muitas formas, faz lembrar as linhas da sua “prima” BMW S 1000 R.

De destacar na BMW G 310 R motor também o seu visual, agora, em Cinza Titânio.  Além destas, há outras características da BMW G 310R que irá certamente apreciar. Ora veja:

S1000XR preços e outras informações

Relativamente ao preço da S1000XR, esta foi lançada no mercado com um preço base a rondar os 18 mil euros. Contudo, não se esqueça que há outros custos associados. Logo, espere sempre pagar um pouco mais.

E se não tem a certeza de que este é o modelo certo para si, use o nosso comparador de motos e encontre a melhor opção para si hoje mesmo!

BMW S 1000 XR: Modelo
BMW S 1000 XR

Marcar Test-drive

Família BMW R Nine T

Motos Usadas Motorrad

Dress Code da BMW Motorrad

Loja Lifestyle BMW Motorrad

Encontre um dos nossos Concessionários