Llámanos al 956 261 604
o
¿Prefieres que te llamemos gratis?
Indique-nos os seus dados pessoais e assim que possível um profissional irá entrar em contacto consigo.
Enviar

Como lavar um capacete de moto em 3 passos

Perceba como lavar um capacete de moto passo a passo. Recorde-se que aprender como lavar o capacete da moto não é apenas uma questão de higiene, é também importante quer pela longevidade do material, quer por razões de segurança relacionadas com a visibilidade. Aprenda, então, como lavar um capacete de moto.

1. Melhores produtos para lavar um capacete de moto e material necessário

Hoje em dia, existem um sem fim de produtos e marcas. Sabemos que escolher pode ser confuso. Por isso, se for por esse caminho, aconselhamos-lhe a optar sempre por produtos de qualidade e de marcas de referência. Todavia, algo que nunca falha é um sabão de PH neutro.

No que toca ao material, um pano pode ser o ideal. tenha também à mão umas cotonetes para conseguir limpar aqueles locais de mais difícil acesso.

2. Lavar o capacete por fora

Antes de falarmos de como lavar capacete de moto por dentro, partilhamos consigo algumas dicas para limpar bem o exterior. 

Neste caso, use um pano seco ou molhado, preferencialmente com água morna, pois sempre facilita a remoção das impurezas mais agarradas ao capacete.

Saber como lavar o capacete da moto sem produtos abrasivos é muito importante. Apesar de eficazes na hora de limpar, este tipo de produto pode comprometer o polimento do capacete e/ou retirar os autocolantes do capacete, se os tiver. Por isso, evite-os.

Limpe com atenção todas as fendas, como as grelhas de ventilação, por exemplo. Ficará surpreso ao ver a quantidade de lixo que aí se pode alojar, inclusive insetos mortos. Para lavar bem estas zonas de mais difícil acesso, uma cotonete ou um pouco de algodão podem ser de grande ajuda.

E, sempre que possível, deixe-o secar no exterior ou num lugar bem ventilado.
Sobre como lavar o capacete da moto, deixamos-lhe um último conselho, ideal para quem gosta de um brilho extra. Se não tiver um produto adequado, opte por puxar o lustro do capacete com um pano seco. Pode ser que tenha de esfregar um pouco mais, mas conseguirá um efeito muito parecido.

3. Como limpar o forro de capacete

Relativamente a como limpar forro de capacete, se este for removível é simples: retire-o e lave-o à parte – à mão ou na máquina de lavar roupa. Neste caso, assegure-se que usa o programa da máquina adequada consultando a informação na etiqueta.

 

Porém, não deixe de fazer uma limpeza mais profunda e de limpar o interior. À primeira vista o interior não requer tantos cuidados com o exterior, mas lembre-se de todas vezes que transpira da cabeça enquanto vai de mota! 

Logo, obviamente que saber como limpar forro de capacete é importante, mas isso não significa que esta é a única tarefa na hora de limpar o interior do capacete.

 

Nesse sentido, use um pano húmido – com água morna de preferência – e limpe bem o interior. Se for fazer uma limpeza mais exaustiva (faça-o pelo menos uma vez por mês), deixe-o em água morna durante um par de horas e depois coloque o capacete ao sol – virado para cima – para que seque naturalmente. E lembre-se: nunca use um secador ou pode acabar a derreter da camada protetora.

 

Assegure-se que o seu interior está bem seco antes de o voltar a colocar ou acabará por sentir um cheiro a humidade bastante desagradavel, podendo até contribuir para que o capacete se estrague.

Confira o estado do capacete

Aproveite o momento em que está a lavar um capacete para avaliar o seu estado. Recorde-se que um capacete vem com data de validade – a maioria dos fabricantes recomenda trocá-lo a cada três anos.

Todavia, se antes notar problemas, seja com as correias ou com o estado do visor, por exemplo, então, talvez esteja na hora de comprar um capacete novo.

O capacete é um dos mais importantes elementos de segurança de um condutor de mota. Portanto, é essencial que esteja em perfeitas condições de uso para uma condução segura. Cuide do seu!

;

Outras Notícias

Tudo o que precisas de saber sobre a inspeção de motos

Como escolher o seguro de moto certo para ti?

O que precisas de saber antes de tirar a carta de moto