A mota BMW G 310 R é a primeira incursão da marca alemã nas motos de baixa cilindrada. Com a nova BMW G 310 R, a BMW tenta, assim, entrar e posicionar-se no mercado das motas urbanas Premium. Isso significa também uma mota BMW barata, com um preço mais competitivo.
Apesar de ser uma mota de cidade, a BMW G310R não deixa de ser potente. Mas também não se poderia esperar menos deste motor BMW G310R com 313 cc de cilindrada, capaz de render 34 cavalos de potência a 9.200 rpm! É sobretudo nas curvas que o motor da BMW G 310 R se destaca, mantendo o giro acima dos 5 000 rpm, revelando toda a potência do motor de forma ágil!
Tudo isto é possível, graças ao atuador eletromotriz da borboleta – o novo Ride by Wire – que permite uma aceleração mais estável. Já a embraiagem “anti-hopping”, permite ao condutor mudar de velocidade facilmente até nas filas de trânsito mais complicadas!
De injeção eletrónica e refrigeração líquida, o motor da G 310 R distingue-se facilmente da concorrência graças ao seu posicionamento, que permite a saída do escape pelo lado de trás. Um detalhe que faz toda a diferença, visto que na maioria das motas, o mais comum é o escape sair primeiro pela frente do motor e, só depois, dar a volta por baixo até chegar à traseira. E (obviamente!) isto não acontece por acaso! Por um lado, torna todo o processo de entrada e de saída de gases mais natural; por outro, permite economizar e melhorar a vibração do veículo.
Relativamente ao torque do motor da moto BMW G310R, este permite a condução da mota em marchas altas, mesmo em baixas velocidades. Para isso, os engates firmes dos câmbios asseguram que não há qualquer problema com a regulação e trocas de marchas.
À primeira vista, para uma mota de cidade, a G 310 R pode parecer demasiado grande. Aliás, quando foi apresentada, devido às carenagens à volta do tanque e à suspensão dianteira (do tipo invertida), muitos acharam que se tratava de uma BMW de maior cilindrada.
Na prática, especialmente para o condutor, isso será sempre uma vantagem, pois permite-lhe uma condução mais relaxada e cómoda.
Outro elogio comum à BMW G 310 R é que, apesar de ser uma mota pequena, consegue apresentar uma maior agilidade quando comparada com as mais pesadas, o que se traduz numa estabilidade invejável nas curvas.
Comprimento (mm): 2 005 mm
Largura (mm): 849 mm
Altura (mm): 1 080 mm
Altura do banco (mm): 785 mm
Reserva: Aproximadamente 1 litro
Curvatura das Pernas: 1.760 mm
Peso em ordem de marcha: 158,5 kg
Peso total permitido: 345 kg
Carga útil (com equipamento de série): 186,5 kg
Capacidade do tanque de combustível: 11 litros
Para começar, saiba que permite uma combustão eficaz e que no sistema de ventilação secundário, as normas Euro 5 são cumpridas na totalidade.
E falando em combustão, a moto BMW G310R é a gasolina e apresenta uma autonomia de 330 W e 12 V / 8 Ah de bateria.
Outro aspeto a destacar é o design da BMW G 310R! De linhas minimalistas, a G 310 R é uma mota de cidade que não deixa ninguém indiferente. Apesar de leve e ágil, como aliás se quer numa mota de cidade; ao mesmo tempo, enche as medidas dos amantes do estilo racing. A verdade, é que de muitas formas, faz lembrar as linhas da sua “prima” BMW S 1000 R.
De destacar na BMW G 310 R motor também o seu visual, agora, em Cinza Titânio. Além destas, há outras características da BMW G 310R que irá certamente apreciar. Ora veja:
Embreagem: Multidisco em banho de óleo – operada mecanicamente
Câmbio: De 6 marchas
Transmissão: Corrente
Quadro de freios: Aço tubular (resistentes à torção e de construção sólida com quadro traseiro aparafusado)
Suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido
Suspensão traseira: Balança traseira do tipo braço oscilante – em alumínio
Curso da suspensão dianteira/traseira: 140 mm / 131 mm
Distância entre eixos: 1,374 mm
Trail: 102,3 mm
Ângulo da coluna de direção: 64,9°
Rodas: De alumínio
Roda dianteira: 3.0 x 17″
Roda traseira: 4.00 x 17″
Pneu dianteiro: 110/70 ZR 17
Pneu traseiro: 150/60 ZR 17
ABS: BMW Motorrad ABS
Freio dianteiro: Disco simples de 300 mm
Freio traseiro: Disco simples de 240 mm
Guiador e selim mais ergonómico
Faróis e indicadores de direção LED
ABS estabilizador
Rodas em alumino fundido
E muito mais
Para terminar, confira a restante ficha técnica BMW G 310R. Para mais alguma questão, entre hoje mesmo em contacto com a nossa equipa para mais informações!
Aproveite e conheça modelos da Gama Heritage: BMW R Ninet – BMW R Ninet Scrambler