A BMW F 900 XR foi apresentada pela marca alemã ao mesmo tempo que a sua irmã, a F 900 R. E, sim, há muito que as une! Mas também é muito aquilo que as separa! Porém, vamos por partes: as semelhanças.
Tal como a F 900 R, também a F900 XR partilha o mesmo motor – uma novidade na gama BMW Motorrad. Este motor bicilíndrico foi desenvolvido em exclusivo para estas duas motas BMW e tem como base um propulsor de dois cilindros paralelos que vem equipado com arrefecimento líquido e intervalo de ignição de 270 graus. Os mais atentos não vão deixar escapar que este é o mesmo da F 850 GS. Porém, a diferença é que a cilindrada, que passou de 853 cm³ para 895 cm³. Também a potência subiu, tendo ido dos 95 cv para os 105 cv a 8.500 rpm com um torque de 9,4 kg a 6.750 rpm. Ou seja, para quem quer mais potência, a BMW F 900 XR entrega!
Outro aspeto que a BMW F900XR partilha com a sua irmã é a componente elétrica presente nos modos de pilotagem Rain e Road, assim como nas funcionalidades de controlo da estabilidade, da tração e dos freios ABS. Tal não só assegura uma maior agilidade durante a condução, como é também um reforço de segurança ímpar.
Outros pontos em comum são:
O quadro, desenvolvido especialmente para estes dois modelos BMW
A iluminação LED
O painel com ecrã TFT de 6,5 polegadas colorida e que pode ser personalizado, podendo inclusive editar o tipo de informação sobre o qual quer ter acesso
O design da BMW F 900 XR é, sem dúvida, um dos seus pontos de maior destaque. Olhando para esta moto é inconfundível que estamos perante uma XR da BMW. A sua expressão e as suas carenagens conferem-lhe um dinamismo extra.
A F900 XR está disponível em três cores:
Esta é uma mota desenhada para viagens longas, o que fica claro no seu design. O assento cómodo e ergonômico assegura uma postura confortável e direita ao condutor. Para isso, muito contribui a altura regulável do banco (pode ir entre os 775 e os 870 mm) e a possibilidade de ajuste das manetes, totalmente reguláveis. Além disso, o vidro defletor possui dois níveis de regulação para uma condução mais cómoda.
Cilindrada: 895 cm³
Potência máxima: 70 kW (95 CV) às 8000 rpm
Binário máximo: 92 Nm às 6500 rpm
Tipo: Motor bicilíndrico a quatro tempos, refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro acionadas por balanceiros, duas árvores de cames e lubrificação por cárter seco
Velocidade máxima: Superior a 200 km/h
Consumo por cada 100 km: 4,2 l
Combustível: Gasolina
Emissões de CO2: 99 g/km
Comprimento: 2160 mm
Altura (sem espelhos): 1320-1420 mm
Peso sem carga (com depósito cheio): 219 kg
Capacidade do depósito: 15,5 l
Relativamente ao preço da BMW F 900 XR, este ronda os 12.000€. Tem em conta que os extras (dos seguros ao equipamento de instalação, passando pelos packs e outras extras) poderão contribuir para que o valor suba.
Marca já o teu test-drive e não deixes de aproveitar as nossas campanhas promocionais!