A BMW S 1000 XR é a moto desportiva para quem gosta de fazer viagens longas. Leve (menos 10 quilos do que a antecessora), ágil e fácil de manobrar, responde na perfeição a cada curva. Tudo isto, com uma ergonomia de excelência que possibilita que conduza numa posição direita e relaxada.
A S100XR conta com um painel TFT de 6,5’’ e com o BMW Motorrad Connectivity. Através de Bluetooth poderás ligar a moto ao teu telemóvel e capacete e desfrutar das tuas músicas favoritas e receber instruções do GPS.
Além disso, não lhe falta espaço de arrumação! Com cerca de 2 litros de capacidade, conta com espaço para armazenar os cartões de portagem e um compartimento, debaixo do banco do passageiro, para arrumar o equipamento da moto e outros itens.
A S1000XR é considerada uma mota touring desportiva, revelando toda a sua força no modo Dynamic PRO (que te permite ajustar vários parâmetros do motor!), na potência, manobrabilidade e até capacidade de travagem (proporcionada pelas pinças de travão da Brembo).
Por último, o escalonamento da caixa de velocidades – através do quick shift – foi desenhado a pensar numa utilização mais relaxada e divertida.
Quando o assunto são motas, o motor é um dos aspetos mais importantes e que mais suscita curiosidade.
Ora, o motor da BMW S 1000 XR é proveniente da desportiva S1000RR da BMW Motorrad. Contudo, foi adaptado ao conceito touring de modo a atingir os 165cv às 11.000 rpm com um binário máximo de 114 NM às 9250 rpm. Quanto à cilindrada, poderá contar com 999 cm³.
O consumo da S100XR é de cerca de 6,2 litros por 100km. Assim sendo, com o depósito de aproximadamente 20 litros cheio, poderás percorrer até 300km.
Esta moto BMW Motorrad garante uma combustão eficaz e que no sistema de ventilação secundário, as normas europeias são cumpridas na totalidade.
Cilindrada: 999 cm³
Potência máxima: 121kW às 11 000 rpm
Binário máximo: 114 Nm às 9250 rpm
Tipo: Motor a quatro tempos e quatro cilindros em linha, refrigeração líquida/óleo, quatro válvulas por cilindro
Velocidade máxima: Superior a 200 km/h
Consumo por cada 100 km: 6.2 l/100km
Combustível: Gasolina
Emissões de CO2: 144 g/km
Comprimento: 2333 mm
Altura (sem espelhos): 1411 mm
Peso a seco: 205 kg
Capacidade do depósito: aprox. 20 l
O design da S 1000 XR é caracterizado por linhas marcantes e por um perfil agressivo. A traseira curta, o bico acentuado, a cintura elevada e o guiador confortável remetem para uma moto desportiva na qual o conforto não falta.
As suspensões ESA semi-ativas ajustam-se, de forma automática, ao peso do condutor e de um eventual passageiro. Já a proteção aerodinâmica da S1000XR foi muito bem trabalhada para que, em andamento, não sintas o impacto das condições meteorológicas ou as oscilações do vento.
A personalidade forte desta mota BMW Motorrad é notória nas cores disponíveis. Preferes a tua BMW S 1000 XR em vermelho “racing e branco “aluminium” metalizado mate ou na versão em cinzento “ice”?
A segurança é uma prioridade e, por isso, a BMW S1000XR conta com o ECALL (“Chamada de Emergência Inteligente”). Basta pressionares o botão de ajuda, localizado no guiador da moto, para que o centro de atendimento da BMW Motorrad seja contactado. Este serviço garante que os serviços de emergência cheguem ao local o mais rapidamente possível. Sem dúvida que este é mais um daqueles “pequenos” detalhes que fazem toda a diferença!
Quanto à iluminação, a S1000XR não te vai desiludir, mesmo durante a noite. Com faróis LED de luzes adaptativas na parte dianteira e o ajuste automático do vidro são mais do que suficientes para que não percas nenhuma curva. Da nossa parte, não fará sentido fazer qualquer tipo de alteração ou upgrade.
Relativamente ao preço da S1000XR, esta foi lançada no mercado com um valor base de 20.136€. Contudo, não te esqueças de que poderão existir outros custos associados como, por exemplo, os do equipamento extra.
Marca já o teu test-ride e tira as tuas dúvidas!