BMW R NineT

BMW R NineT: Para quem gosta verdadeiramente de andar de mota

A mota BMW R NineT foi um presente da marca alemã para os aficionados de duas rodas assinalando, assim, os 90 anos da marca! Potente e clássica, esta roadster é perfeita para quem gosta de meter a primeira e sentir o som da embraiagem! Mas, vamos por partes!

Desenhada a pensar naqueles que gostam verdadeiramente de andar de mota, a BMW R NineT é uma homenagem à nostalgia, combinando um design clássico com o motor motor Boxer, um bicilíndrico 1.200 boxer, transmissão por eixo cardã, garfos invertidos na dianteira e acabamentos elegantes! De destacar o controlo da emissão de gases, conversor catalítico de três vias e que é compatível com a norma de emissões Euro 5 e com a emissão de CO2 a 119 g/km, de acordo com o WMTC.

Menos distrações, mais condução

Quanto ao painel, este é minimalista, contando com o velocímetro e o conta-giros e, entre eles, um visor digital. Embora não tenha marcador de combustível, existe uma luz de aviso que indica o estado da reserva. O condutor tem ainda acesso a um completo computador de bordo, com toda a informação que precisa.

Esta ausência de funcionalidades é precisamente o seu ponto de destaque. Menos funcionalidades equivalem a menos distrações e a mais condução! Tal estende-se também à entrega de força da roda traseira, uma vez que não há controlo de tração, nem diferentes modos de potência! Na BMW Nine T tem apenas o ABS nos freios com discos duplos na dianteira e com tração simples na traseira. Como pode ver, esta é uma mota para quem gosta de conduzir… não para quem quer ser conduzido!

Modelo BMW R Nine T
guiador BMW R Nine T
BMW R Nine T em preto e cinzento

A mesma lógica aplica-se à parte mecânica da R NineT, com os seus 1.170 cc refrigerados a ar/óleo (em vez de uma versão mais moderna a ar/líquido). Quem gosta de motas e acompanha a história da gama BMW Motorrad vai certamente reconhecer detalhes da antiga R 1200 R, aqui com um novo sistema de exaustão e o escape Akrapovic de duas saídas. 

Relativamente à potência, a motor BMW R NineT mantém os 110 cv a 7.500 rpm, com um torque de 12,1 kgfm a 6 mil giros. 

 

A BMW R NineT adapta-se bem à cidade, sendo possível usar marchas elevadas em baixas velocidades. Quanto à velocidade máxima da BMW R NineT, pode fazer 4 mil rpm a 120 km/h – em sexta marcha – na estrada. O prazer de condução é reforçado pelas rápidas arrancadas que faz com que em 3,6 segundos, a moto  BMW R NineT atinja os 100 km/h. Mas aquilo que quer mesmo saber é a velocidade máxima da BMW Nine T, certo? Pois bem, a velocidade máxima da BMW R NineT pode chegar aos 220 km/h de painel!

De destacar também a sua performance nas curvas! O chassi tubular de aço com suspensão de garfos telescópicos da S1000 RR, pode não ter as regulagens na dianteira, porém consegue combinar as funções de orientação da roda e de transmissão da potência na perfeição, contribuindo para uma condução ágil e leve, mesmo nas curvas mais apertadas!

BMW R NineT características e design

Tecnicamente irrepreensível e exteriormente atrativa, com detalhes como o tanque e a tomada de ar com apliques de aço escovado ou os garfos dianteiros em tons dourados. Mas há muito mais, inclusive opções de personalizar a sua moto! Nesse sentido, existem quatro cores R NineT à disposição:

  • Preto “storm” metalizado (a cor clássica da gama BMW Motorrad)
  • Preto “night” mate/alumínio mate Option 719 (que reforça o lado mais desportivo da moto)
  • Branco “mineral” metalizado/amarelo “sunset” Option 719 (para um toque mais elegante)
  • Aluminium Option 719 (que destaca o design artesanal e polido desta BMW)

Mas a personalidade da BMW Nine T não se fica por aqui! O seu conceito modular permite que os condutores expressem a sua personalidade. Para isso, podem optar pelo pacote Billet Classic Option 719, em puro alumínio e que permite criar destaques estilísticos na moto ou as jantes fundidas Sport Option 719, de acabamento bicolor.

Além disso, há ainda acessórios BMW R NineT que lhe podem interessar. Eis alguns exemplos:

  • Traseira curta 
  • Traseiro de estilo Tracker 
  • Tampas para a cabeça dos cilindros (ao estilo duas válvulas)
  • Piscas com funções integradas

BMW R NineT ficha técnica

  • Motor Boxer bicilíndrico a quatro tempos e refrigerado por ar/óleo, duas árvores de cames e quatro válvulas dispostas radialmente por cilindro, veio de equilíbrio central
  • Diâmetro x curso: 101 mm x 73 mm
  • Cilindrada: 1170 cc
  • Potência máxima: 109 cv (80 kW) às 7250 rpm
  • Binário máximo: 116 Nm às 6.000 rpm
  • Carburação/gestão do motor: Injeção eletrónica
  • BMW R NineT velocidade máxima: Mais de 200 km/h
  • Consumo por cada 100 km – de acordo com o WMTC: 5,1 l
  • Combustível da moto BMW R NineT: Gasolina super sem chumbo de 95-98 octanas (RON) (potência máxima obtida com combustível de 98 octanas RON)
  • Sistema elétrico da BMW Nine T: Com alternador trifásico com potência nominal de 720 W e bateria 12 V/12 Ah, sem manutenção
  • Transmissão – Embraiagem: A seco de disco simples e de acionamento hidráulico
  • Caixa de velocidades da moto BMW R NineT: Transmissão de seis velocidades com veios de sincronização helicoidais e transmissão secundária Cardan
  • Travões: Dividido em quatro partes com quadro dianteiro e quadro traseiro de três peças, unidade motor-caixa de velocidades autoportante. Secção traseira do quadro removível para condução a solo
  • Suspensão dianteira: Forquilha invertida telescópica, bainhas com diâmetro fixo de 46 mm
  • Suspensão traseira: Monobraço em alumínio fundido com Paralever BMW Motorrad; amortecedor central, regulação contínua da pré-carga da mola por manípulo, regulação da expansão da mola
BMW R NineT ficha técnica

Qual o preço da BMW R NineT em Portugal

Relativamente ao preço da BMW R Nine T, o  valor de lançamento foi de 17 941,00 €. A verdade é que o sucesso foi tanto, que a BMW já anunciou o lançamento de duas novas versões da BMW R NineT, a Pure e a Racer!

Moto BMW M 1000 RR

Marcar Test-drive

Família BMW R Nine T

Motos Usadas Motorrad

Dress Code da BMW Motorrad

Loja Lifestyle BMW Motorrad

Encontre um dos nossos Concessionários