BMW R NineT: Para quem gosta verdadeiramente de andar de mota
A mota BMW R NineT foi um presente da marca alemã para os aficionados de duas rodas assinalando, assim, os 90 anos da marca! Potente e clássica, esta roadster é perfeita para quem gosta de meter a primeira e sentir o som da embraiagem! Mas, vamos por partes!
Desenhada a pensar naqueles que gostam verdadeiramente de andar de mota, a BMW R NineT é uma homenagem à nostalgia, combinando um design clássico com o motor motor Boxer, um bicilíndrico 1.200 boxer, transmissão por eixo cardã, garfos invertidos na dianteira e acabamentos elegantes! De destacar o controlo da emissão de gases, conversor catalítico de três vias e que é compatível com a norma de emissões Euro 5 e com a emissão de CO2 a 119 g/km, de acordo com o WMTC.
Menos distrações, mais condução
Quanto ao painel, este é minimalista, contando com o velocímetro e o conta-giros e, entre eles, um visor digital. Embora não tenha marcador de combustível, existe uma luz de aviso que indica o estado da reserva. O condutor tem ainda acesso a um completo computador de bordo, com toda a informação que precisa.
Esta ausência de funcionalidades é precisamente o seu ponto de destaque. Menos funcionalidades equivalem a menos distrações e a mais condução! Tal estende-se também à entrega de força da roda traseira, uma vez que não há controlo de tração, nem diferentes modos de potência! Na BMW Nine T tem apenas o ABS nos freios com discos duplos na dianteira e com tração simples na traseira. Como pode ver, esta é uma mota para quem gosta de conduzir… não para quem quer ser conduzido!
A mesma lógica aplica-se à parte mecânica da R NineT, com os seus 1.170 cc refrigerados a ar/óleo (em vez de uma versão mais moderna a ar/líquido). Quem gosta de motas e acompanha a história da gama BMW Motorrad vai certamente reconhecer detalhes da antiga R 1200 R, aqui com um novo sistema de exaustão e o escape Akrapovic de duas saídas.
Relativamente à potência, a motor BMW R NineT mantém os 110 cv a 7.500 rpm, com um torque de 12,1 kgfm a 6 mil giros.
A BMW R NineT adapta-se bem à cidade, sendo possível usar marchas elevadas em baixas velocidades. Quanto à velocidade máxima da BMW R NineT, pode fazer 4 mil rpm a 120 km/h – em sexta marcha – na estrada. O prazer de condução é reforçado pelas rápidas arrancadas que faz com que em 3,6 segundos, a moto BMW R NineT atinja os 100 km/h. Mas aquilo que quer mesmo saber é a velocidade máxima da BMW Nine T, certo? Pois bem, a velocidade máxima da BMW R NineT pode chegar aos 220 km/h de painel!
De destacar também a sua performance nas curvas! O chassi tubular de aço com suspensão de garfos telescópicos da S1000 RR, pode não ter as regulagens na dianteira, porém consegue combinar as funções de orientação da roda e de transmissão da potência na perfeição, contribuindo para uma condução ágil e leve, mesmo nas curvas mais apertadas!
BMW R NineT características e design
Tecnicamente irrepreensível e exteriormente atrativa, com detalhes como o tanque e a tomada de ar com apliques de aço escovado ou os garfos dianteiros em tons dourados. Mas há muito mais, inclusive opções de personalizar a sua moto! Nesse sentido, existem quatro cores R NineT à disposição:
- Preto “storm” metalizado (a cor clássica da gama BMW Motorrad)
- Preto “night” mate/alumínio mate Option 719 (que reforça o lado mais desportivo da moto)
- Branco “mineral” metalizado/amarelo “sunset” Option 719 (para um toque mais elegante)
- Aluminium Option 719 (que destaca o design artesanal e polido desta BMW)
Mas a personalidade da BMW Nine T não se fica por aqui! O seu conceito modular permite que os condutores expressem a sua personalidade. Para isso, podem optar pelo pacote Billet Classic Option 719, em puro alumínio e que permite criar destaques estilísticos na moto ou as jantes fundidas Sport Option 719, de acabamento bicolor.
Além disso, há ainda acessórios BMW R NineT que lhe podem interessar. Eis alguns exemplos:
- Traseira curta
- Traseiro de estilo Tracker
- Tampas para a cabeça dos cilindros (ao estilo duas válvulas)
- Piscas com funções integradas
BMW R NineT ficha técnica
- Motor Boxer bicilíndrico a quatro tempos e refrigerado por ar/óleo, duas árvores de cames e quatro válvulas dispostas radialmente por cilindro, veio de equilíbrio central
- Diâmetro x curso: 101 mm x 73 mm
- Cilindrada: 1170 cc
- Potência máxima: 109 cv (80 kW) às 7250 rpm
- Binário máximo: 116 Nm às 6.000 rpm
- Carburação/gestão do motor: Injeção eletrónica
- BMW R NineT velocidade máxima: Mais de 200 km/h
- Consumo por cada 100 km – de acordo com o WMTC: 5,1 l
- Combustível da moto BMW R NineT: Gasolina super sem chumbo de 95-98 octanas (RON) (potência máxima obtida com combustível de 98 octanas RON)
- Sistema elétrico da BMW Nine T: Com alternador trifásico com potência nominal de 720 W e bateria 12 V/12 Ah, sem manutenção
- Transmissão – Embraiagem: A seco de disco simples e de acionamento hidráulico
- Caixa de velocidades da moto BMW R NineT: Transmissão de seis velocidades com veios de sincronização helicoidais e transmissão secundária Cardan
- Travões: Dividido em quatro partes com quadro dianteiro e quadro traseiro de três peças, unidade motor-caixa de velocidades autoportante. Secção traseira do quadro removível para condução a solo
- Suspensão dianteira: Forquilha invertida telescópica, bainhas com diâmetro fixo de 46 mm
- Suspensão traseira: Monobraço em alumínio fundido com Paralever BMW Motorrad; amortecedor central, regulação contínua da pré-carga da mola por manípulo, regulação da expansão da mola
Qual o preço da BMW R NineT em Portugal
Relativamente ao preço da BMW R Nine T, o valor de lançamento foi de 17 941,00 €. A verdade é que o sucesso foi tanto, que a BMW já anunciou o lançamento de duas novas versões da BMW R NineT, a Pure e a Racer!