Llámanos al 956 261 604
o
¿Prefieres que te llamemos gratis?
Indique-nos os seus dados pessoais e assim que possível um profissional irá entrar em contacto consigo.
Enviar
tipos de pneus para motos
tipos de pneus para motos

Tipos de pneus para motos: quais são e como escolher 

Os pneus para motos são um dos elementos mais importantes do veículo. Como único elo de ligação à estrada, estes influenciam o comportamento da moto na hora da condução e condicionam a segurança do condutor. É, por isso, de vital importância, que faças uma escolha adequada de pneus, tendo em conta a mota que vais conduzir e o tipo de condução que irás fazer.

Neste artigo, vamos explicar-te quais os tipos de pneus para motos que existem e como poderás fazer a melhor escolha para a tua moto.

6 Tipos de Pneus para Motos que deves conhecer

1. Pneus de Estrada

Compostos por borracha mais rígida, vários desenhos e com uma temperatura de funcionamento mais baixa, estes pneus para motos oferecem uma boa aderência e podem ser utilizados em pisos molhados de forma segura. A rigidez da borracha confere-lhes uma vida útil mais elevada.

São ótimos pneus para utilizares nas tuas deslocações do dia-a-dia, quer seja nas deslocações para o trabalho ou nas aventuras de domingo!

2. Pneus Sport

Os pneus sport, tal como o nome indica, são indicados para a prática de desporto. São compostos por borracha macia, poucos desenhos na superfície e possuem uma temperatura de funcionamento relativamente alta.

Quase todas as motos desportivas vêm equipadas com este tipo de pneus, pelo facto de proporcionarem uma excelente aderência, em especial em pisos secos. No entanto, a sua vida útil é mais curta por serem compostos por borracha mais macia. Assim, caso optes por este tipo de pneus, deverás saber que a sua troca será mais frequente.

3. Pneus Sport/Estrada

Este tipo de pneus sport/touring são constituídos por borrachas de maciez intermédia e vários desenhos na superfície, o que lhes garante uma excelente aderência.

A sua temperatura de funcionamento é mais baixa que a dos pneus de desporto e o tempo de vida útil é mais longo que os mesmos. Podem, assim, ser utilizados em diversos contextos do dia-a-dia.

4. Pneus Todo-o-terreno ou Cross

Os pneus todo o terreno, ou “cross”, são pneus para motos que se destinam a pisos irregulares e em terra – no geral, qualquer piso que não seja estrada. Apesar de poderem ser utilizados na estrada, o seu desempenho neste piso é muito pequeno e deves optar por distâncias mais curtas.

De notar ainda que alguns pneus todo o terreno não estão homologados para a estrada, e neste caso, é necessário fazer o transporte da moto com um reboque.

5. Pneus Mistos ou Trail

Também denominados de pneus “trail”, este tipo de pneus pode ser utilizado tanto em asfalto como em caminhos de terra (ou seja, utilização mista, tal como indica o nome). Estes pneus para motos apresentam desenhos muito largos que segmentam o pneu em blocos, melhorando a mobilidade em solos movediços.

São constituídos por borrachas rígidas, possuem uma temperatura de funcionamento alta, uma boa longevidade e ainda uma boa aderência (apesar de inferior à dos pneus de estrada puros).

Apesar de se adaptarem a várias utilizações, o seu limite de aderência é rapidamente atingido, pelo facto de terem uma superfície de contacto com o solo mais pequena. Assim, se a maioria da tua condução passa por estradas de asfalto, deverás optar por um pneu de estrada.

6. Pneus de Competição

Também conhecidos como “pneus de pista”, “pneus de circuito” ou “pneus race”, este tipo de pneus para motos são exclusivamente utilizados em circuitos. Geralmente lisos, feitos de borracha muito macia, aguentam altas temperaturas e podem ser submetidos a várias situações, tais como velocidades elevadas, acelerações, travagens mais violentas e forças laterais de alta intensidade.

Apesar de macia, a borracha que compõe este tipo de pneus pode ter diferentes níveis: rígida, intermédia ou macia. Ainda, alguns pneus podem ter diferentes tipos de borracha em diferentes partes da sua composição.

Os pneus de competição não são homologados para a estrada e desaconselha-se a sua utilização neste tipo de piso, pelo elevado desgaste que podem sofrer e pela sua baixa
aderência. Ainda, pela sua elevada maciez, este tipo de pneus terá uma vida útil bastante curta.

Como escolher os melhores pneus para motos?

Tal como escolheste (ou vais escolher) a melhor moto para ti, também deves saber como escolher os melhores pneus. Aqui estão alguns fatores que deves considerar:

  • Tipo de moto – quando escolhes os pneus, tens de ter em atenção o tipo de moto que os vai receber. O peso, a cilindrada ou a velocidade do modelo são alguns dos fatores que deves ter em consideração;
  • Tipo de piso – vais utilizar a moto apenas nas deslocações para o trabalho, em asfalto, ou pretendes levá-la para caminhos mais aventureiros ao fim de semana?
  • Tipo de condução – para além do piso, também o tipo de condução deve ser tido em conta para que possas perceber se necessitas de pneus mais duros ou mais macios, com alta ou baixa durabilidade.

Escolhe a moto perfeita!

Antes de escolheres os pneus perfeitos, escolhe a moto perfeita!

Aventureira e ousada, a BMW Motorrad oferece-te uma ampla gama de motos para os mais diversos tipos de condução e pisos. Da cidade ao campo, do asfalto aos pavimentos irregulares e lamacentos, na Caetano Baviera BMW Motorrad encontras a moto perfeita para ti.

Conhece a nossa gama e dá mais velocidade à tua vida!

;

Outras Notícias

O novo BMW ConnectedRide Navigator

BMW M 1000 XR: a nova superbike

Abertura de novo espaço BMW Motorrad em Lisboa