Llámanos al 956 261 604
o
¿Prefieres que te llamemos gratis?
Indique-nos os seus dados pessoais e assim que possível um profissional irá entrar em contacto consigo.
Enviar
o que precisas de saber antes de comprar moto elétrica
o que precisas de saber antes de comprar moto elétrica

O que precisas de saber antes de comprar moto elétrica

Se estás a pensar comprar uma moto elétrica, partilhamos algumas dicas e cuidados que deves ter antes de o fazer. Tal como acontece com os carros elétricos, também com os motociclos, as respostas que as marcas têm dado ao crescente interesse pela mobilidade elétrica são cada vez mais, com melhorias tecnologias impressionantes!

Recordamos-te que não é por escolheres comprar uma moto elétrica que deves descurar as regras de segurança. Nos veículos elétricos, aplica-se o mesmo código e regras de condução. Tal também se estende a outros aspetos como a obrigatoriedade do uso do capacete, a necessidade de ter um seguro, assim como outras regras para uma viagem de moto segura.

Na gama de motos da BMW Motorrad, sejam novas ou usadas, encontras diferentes modelos de motos elétricas. Independentemente da que escolheres, lê os nossos conselhos e dicas para uma compra informada e responsável.

Como comprar uma moto elétrica que se adapta a ti?

Só faz sentido comprar uma moto elétrica se se adaptar ao teu tipo de condução e ao teu estilo de vida. Contudo, na prática o que quer isso mesmo dizer, certo? Pois bem, eis alguns exemplos de factores a considerar:

  • Altura da moto: Embora sejam mais confortáveis, as motos mais altas podem dificultar uma condução mais urbana, pois tendem a ser maiores e/ou mais pesadas.
  • Peso da mota: Considera também o peso da moto, escolhendo uma que se adapta ao teu estilo. Afinal, se és do que gostas de acrobacias, uma moto mais leve será sempre uma melhor escolha.
  • Peso do passageiro: Isto é sobretudo importante se fores comprar uma moto elétrica que seja uma scooter elétrica. Nestes casos, sugerimos que tenhas em consideração as limitações do peso do condutor, mas também de uma segunda pessoa.
  • Tamanho das rodas: Quanto maiores, maior a estabilidade do veículo.

O que precisas de saber sobre a bateria das motos elétricas?

Para começar, não te esqueças a bateria é essencial para fornecer energia elétrica em corrente a todos os elementos da moto – os faróis, a ignição, o motor de arranque, entre outros. Se há uns anos a bateria de uma moto elétrica durava cerca de um ano, hoje em dia já consegue durar cerca de três anos (depende sempre do modelo e da marca).

Ainda sobre a bateria, outro aspeto a considerar é o material de que são feitas, já que este tem uma grande influência no peso da moto.

Como se faz o carregamento?

Existem duas formas de fazer o carregamento das motos elétricas: em postos de carregamento ou em casa, através de uma tomada doméstica.

Comprar uma moto elétrica com opção de carregamento doméstico traz conveniência, já que não precisas de sair de casa para o fazer. Ao carregares a tua moto elétrica num posto de carregamento ficas mais dependente do preço praticado pelos provedores. No entanto, esta só é uma questão fulcral se deres importância a não te teres de deslocar. Se não te fizer diferença, este ponto pode não ter relevância no teu processo de escolha.

Quanto à duração do carregamento, o tempo varia em função da moto. Porém, hoje em dia, os tempos rondam entre as quatro e as oito horas.

Qual é a autonomia de uma moto elétrica?

Atualmente a autonomia das motos elétricas rondam os 50km e os 100 km de autonomia. No entanto, já é possível encontrar alguns modelos que oferecem mais de 150 km.

A autonomia é um aspeto que acreditamos que irá mudar e desenvolver-se nos próximos anos, uma vez que a demanda – e exigência! – do público é cada vez maior.

Com que frequência deve ser feita a manutenção?

Muitos condutores acreditam que uma moto elétrica requer menos manutenção, o que está errado. Há cuidados que não devem ser negligenciados e que não se limitam ao motor. Se tens uma moto elétrica, é importante que prestes atenção a elementos como as suspensões, o estado das rodas ou as pastilhas de freio.

Sugerimos que a manutenção da moto elétrica seja feita por profissionais. Estes saberão, melhor do que ninguém, o que é que a moto necessita. Caso precises de ajuda ou tenhas alguma dúvida de como se deve fazer a manutenção da moto elétrica, a equipa da Caetano Baviera Motorrad ajuda-te! Basta que nos faças uma marcação na nossa oficina e nos visites.

Antes de comprar uma moto elétrica é importante que reflitas sobre as questões mencionadas anteriormente para que encontres o modelo certo para ti. Além disso, não te esqueças de pesquisar e comparar diferentes modelos. Na Caetano Baviera Motorrad, encontras uma oferta variada de modelos. Explora já a gama!

;

Outras Notícias

Tudo o que precisas de saber sobre a inspeção de motos

Como escolher o seguro de moto certo para ti?

O que precisas de saber antes de tirar a carta de moto