Llámanos al 956 261 604
o
¿Prefieres que te llamemos gratis?
Indique-nos os seus dados pessoais e assim que possível um profissional irá entrar em contacto consigo.
Enviar
homem a comprar motos usadas num stand
homem a comprar motos usadas num stand

Guia para comprar motos usadas

Seja para comprar motos usadas ou novinhas em folha, há sempre alguns cuidados que deves ter. Contudo, comprar uma moto em segunda mão requer ainda uma maior atenção e cuidado para evitar entrar em “negócios estranhos” e assegurar que investes num modelo que se ajusta a ti.

A compra de motos usadas deve ser encarada de forma séria. Não é por ser a oportunidade de fazer uma compra (mais) barata, que deves negligenciar aspetos como o estado da moto ou a sua documentação.

Para te ajudarmos neste processo, partilhamos um guia com a resposta às dúvidas mais comuns e algumas dicas e cuidados para que compres a moto certa!

Onde comprar motos usadas em Portugal?

Quem quer comprar motos usadas em Portugal tem, atualmente, diversas opções que vão além dos concessionários ou dos stands. A compra pode ser feita online (como, por exemplo, na página de motos usadas da BMW Motorrad) ou através de anúncios em jornais ou do amigo do amigo.

Apesar de sermos suspeitos, a nossa recomendação é que optes sempre por comprar motos usadas num concessionário oficial. Desta forma, tens a certeza que estás a fazer uma compra de qualidade e com seriedade, evitando problemas futuros – seja com o veículo ou com os trâmites legais.

No caso da Caetano Baviera, somos o concessionário oficial da BMW Motorrad e temos instalações em todo o país. A nossa relação privilegiada com a marca traduz-se em diversas vantagens. O atendimento é feito por uma equipa especializada e tens acesso a vários serviços de pós-venda (sempre com o certificado de marca). Existe, ainda, facilidade em conseguir qualquer tipo de peças, em caso de necessidade. E, claro, ainda te compramos a tua moto antiga.

O que deves saber antes de comprar uma mota usada?

Pensa nisto como um pequeno trabalho de casa. Pode ser burocrático e chato, mas é essencial! Antes de fazeres a compra de uma moto usada, procura saber:

  • Características e estado da moto em questão (modelo e ano, quilómetros percorridos, consumo, entre outros);
  • O Número de Identificação do Veículo (VIN);
  • Conferir se o número de série não foi adulterado e coincide com o apresentado nos documentos;
  • Investigar se a moto tem seguro e se este se encontra atualizado. Para isso, basta colocares a matrícula da moto no site da ASF – Associação de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões;
  • Verificar o estado de possíveis matrículas canceladas através do site do IMT (o Instituto da Mobilidade e Transportes);
  • Consultar o livro de revisões.

Como fazer o pagamento de uma moto usada?

Se optares por fazer a compra num stand ou concessionário, o processo tem tudo para correr bem – não é à toa que há tanta papelada envolvida!

Noutros casos, tem alguns cuidados para te salvaguardares, como por exemplo:

  • Não aceites contratos verbais.
  • Opta por pedir para assinar um Termo de Responsabilidade, onde todos os trâmites do negócios ficam bem explícito – aliás, dois, para que cada parte fique com o seu exemplar. Alternativamente, podes recorrer ao Portal Automóvel Online, que te permite celebrar contratos, recorrendo ao uso do Cartão do Cidadão para validar a informação. Ir até à Loja do Cidadão, verificar toda a informação e fazer a transferência na hora, é também uma alternativa viável.
  • Faz o pagamento via transferência bancária. Deste modo, se algo corre menos bem, é possível rastrear o pagamento – algo impossível de fazer quando se paga em dinheiro.
  • Por último, pede sempre a fatura!

Quais as armadilhas mais comuns na compra de motos usadas?

Para terminar, partilhamos algumas das armadilhas mais comuns. Infelizmente, muitos vendedores menos honestos ainda usam estes argumentos, por isso está atento:

  • Comprar uma moto usada ao preço da chuva: Tem muito cuidado com as “motos usadas baratas”. Muitas vezes, atrás deste tipo de anúncios, escondem-se problemas maiores, que no futuro saem mais caros.
  • Motos personalizadas: Adquirir uma moto personalizada pode significar ter algo único, é certo. Todavia, na prática, as coisas podem não funcionar exatamente assim, já que nem todas as alterações são autorizadas pela lei. Assim sendo, informa-te e não te deixes levar pelo impulso. Assegura-te de que a moto, mesmo em segunda mão, vem com todas as peças originais e que as alterações são homologadas ou reversíveis.
  • A questão dos quilómetros: Muitos compradores tendem a fugir da compra de motos usadas com muitos quilómetros, o que é justificável. Contudo, isto não significa, necessariamente, que estão em mau estado. Neste contexto, consultar o livro de revisões pode ser de extrema utilidade.
  • Garantia da moto usada: Comprar uma moto em segunda mão não é razão para abdicar da sua garantia. Tem cuidado com a “garantia de motor e caixa” já que tal não é real e nem sequer consta da lei! Exige sempre a garantia, estás no teu direito.

Infelizmente, este tipo de situações “não acontece só aos outros”, por isso, salvaguarda-te ao máximo!

Na Caetano Baviera, todas as motos usadas são devidamente inspecionadas pelos técnicos e mecânicos especialistas.

Antes da venda, passamos ao cliente toda a informação forma transparente. Desde a quilometragem à potência, passando pelo consumo ou outras informações relevantes sobre o estado do veículo. Além disso, partilhamos os principais cuidados e dicas de manutenção de motos usadas, para que possas cuidar da tua da melhor forma.

;

Outras Notícias

O novo BMW ConnectedRide Navigator

BMW M 1000 XR: a nova superbike

Tipos de pneus para motos: quais são e como escolher